domingo, 31 de agosto de 2014

Mestrado Profissional em Matemática | Profmat

Olá, pessoal!

Estão abertas até o dia 05/09 as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática - Profmat.

Se você é professor de matemática e tem interesse em aprimorar sua formação gratuitamente, essa é uma ótima oportunidade!

20 vagas foram disponibilizadas, sendo 16 destinadas exclusivamente aos professores da rede pública de ensino.

Para mais informações, acessehttp://www.brasil.gov.br/educacao/2014/08/rede-nacional-oferece-mestrado-profissional-em-matematica

Para se inscreverhttps://ena.profmat-sbm.org.br/passo_hum.php

Veja também: O que é mestrado profissional?

Bons estudos!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cursos stricto sensu recomendados pela CAPES

Olá, pessoal!

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realiza trienalmente uma avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

Numa escala que vai até o conceito 7, são recomendados ao Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) os cursos que alcançaram no mínimo o conceito 3.

Você pode obter mais informações e consultar as notas de cada programa no site: http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados.

Navegue pelos posts do nosso blog e confira os cursos que estão com inscrições abertas.

Grande abraço!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com

domingo, 17 de agosto de 2014

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Olá, pessoal!

Muitos nos perguntam sobre a diferença entre um curso de pós-graduação lato sensu (do latim: "em sentido amplo") e stricto sensu (do latim: "em sentido estrito").


No site do Ministério da Educação, podemos encontrar a seguinte resposta:



As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13072:qual-a 


Espero que este post tenha ajudado.

Qualquer dúvida, entre em contato!

Grande abraço!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Qual caminho seguir após a graduação? Especialização, mestrado ou doutorado?

Olá, pessoal!


Quando chegamos ao fim de um curso de graduação é comum ficarmos com dúvidas em relação ao prosseguimento dos estudos. 

Frequentemente nos perguntamos se devemos iniciar um curso de especialização (lato senso) ou ir direto para o mestrado ou doutorado (stricto senso).

Como resolver essa questão?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há hierarquia ou pré-requisito entre os diferentes tipos de pós-graduação, ou seja, nada impede que você comece sua pós diretamente pelo mestrado ou mesmo pelo doutorado (exceto em alguns programas que exigem o título de mestre para ingresso no curso de doutorado).

Na verdade, o que deve definir sua escolha é o tipo de formação que você deseja e seus objetivos profissionais. 

Geralmente, os cursos de especialização e MBAs são escolhidos por quem busca um aprimoramento profissional, pois apresentam um caráter mais prático, objetivos e possuem um menor tempo de duração.

Já os cursos de mestrado e doutorado são mais procurados por aqueles que desejam uma formação acadêmica, com ênfase na pesquisa científica, e pretendem seguir carreira docente no ensino superior. 

Cabe ressaltar que há também a possibilidade de se cursar um mestrado profissional, curso mais voltado ao mercado de trabalho.

Seja qual for a sua escolha, esperamos que amplie seus horizontes e lhe possibilite uma atuação cada vez melhor.

Ainda com dúvidas? Sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente!

Grande abraço!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com






terça-feira, 12 de agosto de 2014

O que é doutorado?

Olá!

O curso de doutorado compõe a pós-graduação de tipo stricto senso junto com os cursos de mestrado profissional e acadêmico.

Apesar de não ser uma imposição legal, normalmente é curso realizado após a conclusão do mestrado acadêmico e obtenção do título de mestre. No entanto, alguns programas aceitam que alunos ingressem diretamente no doutorado desde que comprovem competência no âmbito da pesquisa (cursos realizados e ministrados, artigos e livros publicados e demais tipos de experiência acadêmica.

Para concluir o curso, é necessário cursar disciplinas e apresentar uma tese de conteúdo original sobre o tema de pesquisa escolhido. Essa tese deve ser defendida diante de uma banca composta geralmente por 5 membros (4 convidados e o orientador), todos professores doutores.Sendo aprovado, recebe-se o título de doutor.

Mais dúvidas? Entre em contato com a gente!

Grande abraço!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O que é mestrado profissional?

Olá!

O mestrado profissional é um curso de pós-graduação stricto sensu e foi regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Sua função principal é a capacitação profissional tendo em vista as diversas áreas de conhecimento e as demandas do mercado de trabalho.

No site da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível superior, encontramos a explicitação do objetivo do mestrado profissiconal:


Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Acompanhe nosso blog e fique sabendo das oportunidades de mestrado profissional por todo o país.

Dúvidas? Não deixe de entrar em contato.

Grande abraço!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que é mestrado acadêmico?

Olá!

Voltado àqueles que buscam uma carreira no campo do ensino e da pesquisa, o mestrado acadêmico configura-se como um curso de pós-graduação do tipo stricto sensu. 

É oferecido por centros universitários e universidade de todo país nas diversas áreas do saber. 

Ao final do curso, após cursar disciplinas e receber orientações de um professor, exige-se que o mestrando(a) apresente a uma banca geralmente composta por três membros (dois convidado e o oritentador) uma dissertação que demonstre domínio da bibliografia e aprofundamento na temática e campo do saber escolhido. Sendo aprovado, recebe-se o título de mestre.

Alguma dúvida? Aguardamos o seu contato.

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O que é especialização?

Olá, pessoal!

Os cursos de especialização fazem parte da chamada pós-graduação lato sensu (do latim: "em sentido amplo).

Tradicionalmente, esse tipo de curso apresenta uma caráter mais prático, voltado para a qualificação profissional.

No site do Ministério da Educação, encontramos um quadro de aprofundamento legal sobre a pós-graduação lato sensu. Confiram abaixo:

Aprofundamento na legislação sobre pós-graduação lato sensu:



1 - Os cursos de especialização somente podem ser oferecidos por instituições de ensino superior já credenciadas que poderão oferecer cursos de especialização na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada. A instituição credenciada deve ser diretamente responsável pelo curso (projeto pedagógico, corpo docente, metodologia etc.), não podendo se limitar a “chancelar” ou “validar” os certificados emitidos por terceiros nem delegar essa atribuição a outra entidade (escritórios, cursinhos, organizações diversas). Não existe possibilidade de “terceirização” da sua responsabilidade e competência acadêmica;


2 - Observados esses critérios, os cursos de especialização em nível de pós-graduação independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento (o que lhes garante manter as características de flexibilidade, dinamicidade e agilidade), desde que oferecidos por instituições credenciadas;

3 - Os cursos designados como MBA - Master Business Administration ou equivalentes nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração;

4 - Apenas portadores de diploma de curso superior podem ser neles matriculados;

5 - Estão sujeitos à supervisão dos órgãos competentes, a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição, quando é analisada a atuação da instituição na pós-graduação (Ministério da Educação, no caso dos cursos oferecidos por instituições privadas e federais, bem como os ofertados na modalidade a distância; sistemas estaduais, nos casos dos cursos oferecidos por instituições estaduais e municipais);

6 - As instituições que oferecem cursos de especialização devem fornecer todas as informações referentes a esses cursos, sempre que solicitadas pelo órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas;

7 - O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes devem possuir, no mínimo, também formação em nível de especialização. O interessado pode solicitar a relação dos professores efetivos de cada disciplina prevista no projeto pedagógico, com a respectiva titulação;

8 - Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. A duração poderá ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e o seu objeto específico. O interessado deve sempre solicitar o projeto pedagógico do curso;

9 - Os cursos de especialização em nível de pós-graduação a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996;

10 - Os cursos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso;

11 - Farão jus ao certificado apenas os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos (projeto pedagógico), assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência;

12 - Os certificados de conclusão devem mencionar a área de conhecimento do curso e serem acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deve constar, obrigatoriamente: I - relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; II - período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; III - título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido; IV - declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; e V - indicação do ato legal de credenciamento da instituição, tanto no caso de cursos ministrados a distância como nos presenciais;

13 - Os certificados de conclusão de cursos de especialização em nível de pós-graduação devem ter registro próprio na instituição credenciada que o ofereceu.

14 – Todos os interessados em curso de especialização em nível de pós-graduação devem pesquisar as instituições de ensino superior credenciadas da sua região. Existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: http://emec.mec.gov.br. Todas as instituições de ensino superior credenciadas que constam desse cadastro podem também oferecer cursos de especialização para os já graduados, sem prévia autorização nem posterior reconhecimento, nas áreas em que atuam no ensino de graduação.

Navegue pelo nosso blog e encontre mais informações sobre cursos de especialização.

Qualquer dúvida, entre em contato!

Equipe Aprender Sempre Brasil
http://aprendersemprebrasil.blogspot.com